Setembro Amarelo: Falar é a melhor solução

Não sei se vocês sabem, mas o dia 10/09, é o dia mundial da prevenção do suicídio, que foi ontem. No post de hoje vamos falar sobre o "Setembro Amarelo".

- Vi muitas pessoas comentando sobre esse assunto em redes sociais... e espero de coração que leia esse post, que reflita sobre o assunto, e que passe a observar mais as pessoas que estão a sua volta.


O setembro amarelo é uma campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio, tem como objetivo alertar a população a respeito da realidade do suicídio no Brasil no mundo e também as formas de prevenção.

Assim como muitos outros assuntos, o suicídio é um problema de saúde pública que ainda é tratado como um tabu, e isso tem aumentado o número de vítimas. Pelos números oficiais, 32 brasileiros morrem por dia, taxa essa que é superior às vítimas da AIDS e da maioria dos tipos de câncer.

Isso tem sido um mal silencioso, pois as pessoas fogem do assunto, seja por medo ou desconhecimento. Mas para o bem da humanidade, segundo a "Organização Mundial da Saúde", 9 em cada 10 casos poderiam ser prevenidos.

Para isso acontecer é necessário que a pessoa busque ajuda e atenção de quem está à sua volta. Mas como buscar ajuda se nem a própria pessoa sabe que pode ser ajudada e que o que ela passa é mais comum do que se divulga? Ao mesmo tempo, como é possível oferecer ajuda a um amigo ou parente se também não sabemos identificar os sinais e se não temos familiaridade com a abordagem mais adequada?


Repetindo o que disse no início, observem as pessoas que estão a sua volta.
- Eu sei que é mais fácil jugar, falando que é frescura ou algo do tipo ao invés de tentar entender que talvez não seja drama ou frescura e que aquela pessoa que está do seu lado esteja de fato passando por um problema.

Como blogueira, e como uma pessoa que fala com muitas pessoas no geral... já escutei muitos relatos e acho que as pessoas deveriam ser um pouco menos egoístas!

E se você que está lendo isso, e está passando por alguma situação difícil... saiba que não é o fim do mundo e que TUDO passa, por mais que você ache que não. E se quiser conversar... é só me mandar um e-mail! blogdeboliveira@hotmail.com

Por último, vocês podem saber mais sobre o assunto e sobre a campanha no site http://www.setembroamarelo.org.br/ .

Pin It

Nenhum comentário:

Postar um comentário